12°C 29°C
Hortolândia, SP

Governo do Estado de São Paulo lança campanha de integridade pública voltada aos servidores

O objetivo é sensibilizar os agentes públicos e consolidar a cultura de integridade no Estado

22/06/2026 às 08h40
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Desde 2023, a Controladoria Geral do Estado (CGE-SP) implementa ações para o fortalecimento da cultura de integridade, do combate às irregularidades e da prevenção da corrupção Foto: Divulgação/Governo de SP
Desde 2023, a Controladoria Geral do Estado (CGE-SP) implementa ações para o fortalecimento da cultura de integridade, do combate às irregularidades e da prevenção da corrupção Foto: Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo lança nesta segunda-feira (22) uma campanha voltada aos servidores para divulgar os cinco valores mais votados em pesquisa realizada com agentes públicos que irão nortear a Administração Pública paulista. São eles: Ética, Transparência, Responsabilidade, Profissionalismo e Respeito.

A iniciativa busca sensibilizar os servidores e consolidar a cultura da integridade pública no Estado e contará com o apoio de todos os órgãos e entidades das administrações direta e indireta do Governo do Estado.

Para isso, foram preparados materiais que reforçam os valores que os agentes públicos devem seguir para garantir uma administração ética e íntegra. A partir de uma identidade visual, foram criados cartazes, banners, adesivos de espelhos e elevadores, protetores de tela para computadores, além de vídeo e peças específicas para redes sociais.

Desde 2023, a Controladoria Geral do Estado (CGE-SP) implementa ações para o fortalecimento da cultura de integridade, do combate às irregularidades e da prevenção da corrupção nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. Essas ações valorizam o respeito às normas, aos princípios éticos e ao patrimônio público, bem como a priorização do interesse público, com o objetivo de assegurar a qualidade na prestação dos serviços à população.

Plano Anticorrupção

O Plano Anticorrupção do Governo do Estado de São Paulo, também conhecido como Radar Anticorrupção, foi instituído em maio de 2023 e tem como objetivo aprimorar a gestão pública, fomentando as boas práticas e dificultando eventuais desvios de conduta. Das 137 iniciativas previstas no Radar Anticorrupção, que abrangem todas as áreas de atuação do órgão de controle interno paulista, até o momento foram concluídas 33 ações relacionadas aos temas de integridade pública. Dentre elas, destacam-se a criação do Plano Estadual de Promoção de Integridade e a própria Pesquisa de Percepção de Valores da Administração Pública Paulista, que embasou a campanha.

Para o Controlador Geral do Estado de São Paulo, Rodrigo Fontenelle, a intenção é que a campanha desperte nos agentes públicos a importância de sua contribuição na prestação dos serviços públicos à sociedade. “É importante que os valores da Administração Pública paulista sejam internalizados nas escolhas e atitudes do dia a dia da rotina de trabalho dos agentes públicos. Isso resultará num ambiente ético e de respeito e, consequentemente, no fortalecimento da credibilidade do serviço público”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Hortolândia, SP
21°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 29°

20° Sensação
3.32km/h Vento
51% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h48 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Tue 26° 17°
Wed 18° 14°
Thu 17° 14°
Fri 21° 15°
Sat 25° 14°
Atualizado às 09h01
Economia
Dólar
R$ 5,14 -0,23%
Euro
R$ 5,88 -0,50%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 353,195,33 +2,71%
Ibovespa
169,998,05 pts 0.99%
Publicidade